Questionário Unidade I (2017/2) Didática Fundamental - UNIP
Pergunta 1
A escola pode ser descrita como um lugar de encontro e convivência entre educadores e educandos. Das assertivas indicadas a seguir, completa essa fala:I. Um grupo que se reúne e trabalha para que ocorram condições favoráveis ao desenvolvimento do aluno em diferentes áreas.II. A escola surgiu historicamente como fruto da necessidade de preservar e reproduzir a cultura e os conhecimentos da humanidade.III. A escola pública, aberta e igualitária, é uma necessidade para todos, permitindo o acesso ao saber e aos bens culturais da humanidade.IV. A escola deve favorecer ao indivíduo perceber-se como parte integrante de um todo social, situando-se em sua realidade histórico-social.Tendo em vista o texto anterior, está correta a alternativa:Resposta Selecionada: c.
I, II, III e IV estão corretas.Respostas: a.
Apenas I, II e IV estão corretas.b.
II e IV estão corretas.c.
I, II, III e IV estão corretas.d.
Apenas III e IV estão corretas.e.
Apenas II, III e IV estão corretas.Feedback da resposta: as quatro assertivas complementam perfeitamente a escola e seu papel diante de alunos, professores e sociedade.Pergunta 2
Conhecer as tendências pedagógicas é muito importante para melhor compreensão da história da educação, desde o início dos tempos, no Brasil.
A partir dessa afirmação, leia as assertivas e assinale a que identifica corretamente as características da pedagogia tradicional:Resposta Selecionada: b.
A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade e os conteúdos de ensino são os conhecimentos e os valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades absolutas indiscutíveis. Na relação professor-aluno predomina a autoridade do professor.Respostas: a.
A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e o método de ensino por ela utilizado é o “aprender fazendo”. Para essa tendência, a motivação depende da força de estimulação do problema e das disposições internas e interesses do aluno.b.
A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade e os conteúdos de ensino são os conhecimentos e os valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades absolutas indiscutíveis. Na relação professor-aluno predomina a autoridade do professor.c.
A escola funciona como modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. O material instrucional são manuais, módulos de ensino, dispositivos audiovisuais. O relacionamento professor-aluno são relações estruturadas e objetivas, com papéis bem definidos.d.
A difusão dos conteúdos é a tarefa primordial da escola, não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno e o trabalho docente relaciona a prática vivida pelo aluno com os conteúdos propostos pelo professor.e.
A escola está preocupada com a formação de atitudes e o propósito maior é favorecer a pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal. Os métodos usuais de ensino são dispensáveis e o professor deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem do aluno.Feedback da resposta: são características da pedagogia tradicional:1) Relacionamento professor-aluno: professor transmite conteúdos em um ambiente “disciplinado”.2) Pressupostos de aprendizagem: acredita-se que a criança assimila conteúdos (mecanicamente e sob coação) por abstração. Avaliação como verificação.3) Manifestações na prática escolar brasileira: escolas laicas ou religiosas e escolas de elite.4) Papel da escola: formar o aluno para um modelo idealizado de homem que nada tem a ver com a vida presente e futura.5) Conteúdos de ensino: verdades incontestáveis pelo aluno e “dadas” pelo professor.6) Métodos: exposição verbal e/ou demonstração; ênfase nos exercícios, na repetição e na memorização.Pergunta 3
Em sua obra “Didática – a aula como centro”, Massetto (1997) afirma que a Didática há muito vem estudando e refletindo sobre várias questões importantes, organizando e sistematizando conhecimentos para utilizá-los na prática pedagógica nas escolas.
Pode(em) ser considerada(s) questão(ões) de estudo da Didática:I. Como a criança e o adolescente aprendem.II. Como é a atividade do professor em sala de aula.III. Como o professor ajuda os alunos a aprender.IV. Como estimular a motivação dos alunos.V. Como organizar o currículo da escola.
Indique a alternativa correta:Resposta Selecionada: e.
Todas as alternativas estão corretas.Respostas: a.
I e II estão incorretas.b.
Somente III está correta.c.
III e IV estão incorretas.d.
Somente IV está correta.e.
Todas as alternativas estão corretas.Feedback da resposta: a aprendizagem, a ação docente e a organização curricular são questões do estudo da Didática, assim, todas as alternativas complementam o rol de questões que interessam à Didática.Pergunta 4
Identifique a tendência pedagógica que tem sido empregada com êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de bairro, comunidades:Resposta Selecionada: c.
Libertadora.Respostas: a.
Tecnicista.b.
Renovada.c.
Libertadora.d.
Tradicional.e.
Crítico-social dos conteúdos.Feedback da resposta: são características dessa pedagogia:1) Papel da escola: preparar o aluno para as suas relações com a natureza e outros homens visando à transformação da sociedade por intermédio de uma educação crítica.2) Conteúdos de ensino: com caráter político, proposto por Paulo Freire, os conteúdos são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos pelos “temas geradores”.3) Métodos de ensino: diálogo entre educador-educando e vice-versa. Professor é um animador, incentivando a aprendizagem autogerida pelos alunos e participando quando da necessidade de uma informação sistematizada.4) Os passos da aprendizagem: a partir da problematização da prática, compreensão do “vivido” para um caminho crítico da realidade. Temas geradores e palavras geradoras. Avaliação das relações e autoavaliação.5) Relação professor-aluno: diálogo, relação horizontal, identificação do professor com o grupo. O professor assegura o espaço do aluno para manifestar sua expressão.6) Pressupostos de aprendizagem: educação problematizadora, compreensão, reflexão e crítica.7) Manifestações na prática escolar: movimentos populares e sindicatos. Alfabetização de Jovens e Adultos, mas também em outros níveis.Pergunta 5
Identifique, entre as afirmativas apresentadas, aquela que, relacionada à Didática, à escola, aos processos de ensinar e aprender e à educação, conforme estudado na disciplina Didática Fundamental, esteja incorreta.Resposta Selecionada: c.
Ensinar e aprender são facetas de processos completamente diferentes, que não se ligam ou combinam.Respostas: a.
O ensino não é só transmissão de informações, mas também o meio de organizar a atividade dos alunos.b.
O objeto de estudo da Didática é o processo de ensino, campo principal da educação escolar.c.
Ensinar e aprender são facetas de processos completamente diferentes, que não se ligam ou combinam.d.
O ensino somente é bem-sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os objetivos de estudo do aluno e é praticado tendo em vista o desenvolvimento das suas forças intelectuais.e.
Técnicas, recursos ou meios de ensino são colocados à disposição do professor para o enriquecimento do processo de ensino.Feedback da resposta: ensinar e aprender não são processos distintos, pelo contrário. Ensina-se visando à aprendizagem do outro e vice-versa.Pergunta 6
Na escola X, os professores se reúnem sempre às sextas-feiras à tarde para planejar as atividades da semana seguinte. A professora Alba, sobre determinado tema, propôs que cada professor, todos na faixa etária de 40 anos de idade, trouxessem pelo menos duas fotos suas, quando crianças, junto às suas famílias e as mostrassem aos alunos.O objetivo era observar as diferenças entre a família do professor da turma e a dos próprios alunos. Propôs analisar a foto a partir dos seguintes aspectos: quantidade de pessoas/familiares (irmãos/irmãs), tipos de vestuário que a família trajava, como eram os cortes de cabelos/penteados, locais em que a família estava; se possível, tipo de mobiliário, cores, formas etc; objetos (ex.: telefone, televisão, rádio).Assim, os professores fizeram. Como resultado, obtiveram como respostas que os alunos perceberam, imediatamente, as grandes diferenças entre “aquele tempo” e os dias atuais. Muitos questionaram as diferenças, quiseram saber detalhes de certos objetos e da vida de seus professores quando crianças. Alguns citaram que hoje temos computadores, telefones celulares, TVs coloridas, de plasma/LCD, que os carros são modernos e mais bonitos, mais rápidos etc.O aluno Luís disse que seus patins não tem 2 rodas na frente e 2 atrás, como os que viu em uma das fotos, mas 4 rodas todas na mesma direção e ficou impressionado como a professora Glória conseguia patinar.
Dessa atividade pode-se constatar que a ideia é oriunda de uma concepção de que o conhecimento é construído. As assertivas seguintes se referem a observações a respeito da construção desse tipo de conhecimento, exceto:Resposta Selecionada: d.
A construção do conhecimento é exclusivamente de responsabilidade do aluno, ou seja, não há necessidade da intervenção do professor e nem tampouco de outro aluno para que a mesma aconteça.Respostas: a.
Existem construções “informais” do nosso ser e que acontecem em todos os lugares, por toda nossa vida e para as quais obtemos inúmeras ajudas.b.
A escola funciona como “ponte” entre o saber acumulado historicamente e o saber de cada um dos seus alunos.c.
O que se faz na escola (ou se deveria fazer) é um processo de conciliação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conteúdos que configuram o currículo escolar.d.
A construção do conhecimento é exclusivamente de responsabilidade do aluno, ou seja, não há necessidade da intervenção do professor e nem tampouco de outro aluno para que a mesma aconteça.e.
Os conhecimentos prévios dos alunos constroem-se tanto na vida extraescolar quanto na própria escola, em situações distintas daquela em que é apresentada uma nova informação.Feedback da resposta: a experiência do professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos. É necessário considerar os conhecimentos prévios trazidos por eles, contudo, o professor é o responsável por administrar, dirigir e organizar as aprendizagens.Pergunta 7
O processo didático está centrado na relação fundamental entre o ensino e a aprendizagem. Tal processo está orientado para a confrontação ativa do aluno com a matéria sob a mediação do professor, alguém mais experiente.Pode-se identificar entre seus elementos constitutivos, a partir da ação docente (indique a alternativa correta):Resposta Selecionada: c.
O conteúdo das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender.Respostas: a.
O conteúdo das matérias, as atividades dirigidas e os processos avaliativos.b.
Os processos emocionais envolvidos, as técnicas e os recursos.c.
O conteúdo das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender.d.
Os recursos envolvidos, técnicas de ensino e avaliação.e.
A ação de ensinar, os processos de aprendizagem e as características sociais.Feedback da resposta: o docente deve considerar, em sua ação, os conteúdos, as metodologias e o incentivo à aprendizagem do estudante.Pergunta 8
Para que serve a escola? O que é a escola? Ao pensar sobre essas questões, costuma-se utilizar como critério a relação entre escola e sociedade que pode ser entendida, de acordo com os especialistas, sob uma perspectiva crítica em que a escola:I- É uma instituição que está inserida dentro de uma realidade em que sofre e exerce a influência.II- É o local onde se reproduzem os interesses, os valores, a cultura, a ideologia, não tendo o poder de influência sobre esses elementos na sociedade.III- Deve estar comprometida politicamente e preparar o educando para o exercício da cidadania.IV- Serve para socializar conteúdos e habilidades necessárias à participação social, preparando pessoas capazes de se situar no mundo atual e nele intervir.
Com relação às afirmações a respeito da função social da escola:Resposta Selecionada: b.
Apenas I, III e IV estão corretas.Respostas: a.
Apenas I e II estão corretas.b.
Apenas I, III e IV estão corretas.c.
Apenas III e IV estão corretas.d.
Apenas II e IV estão corretas.e.
Apenas II, III e IV estão corretas.Feedback da resposta: a instituição escolar está inserida dentro de uma realidade em que sofre e exerce a influência; deve estar comprometida politicamente e preparar o educando para o exercício da cidadania. Serve para socializar conteúdos e habilidades necessárias à participação social, preparando pessoas capazes de se situar no mundo atual e nele intervir.Pergunta 9
Podemos afirmar que o papel da escola na tendência tecnicista é:Resposta Selecionada: d.
Modelar o comportamento humano, ajustando-o às necessidades produtivas e de eficiência do mercado.Respostas: a.
Preparar intelectual e moralmente os alunos para assumirem sua posição na sociedade.b.
Adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, a escola deve organizar-se de forma a retratar o máximo possível a realidade dos educandos.c.
Formar atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas sicológicos do que com os pedagógicos e sociais.d.
Modelar o comportamento humano, ajustando-o às necessidades produtivas e de eficiência do mercado.e.
Transformar a personalidade dos alunos em um sentido autogestionário.Feedback da resposta: a pedagogia tecnicista tem as seguintes características:1) Papel da escola: “produzir” indivíduos competentes para o mercado de trabalho através de informações precisas, objetivas e rápidas.2) Conteúdos de ensino: objetivos, mensuráveis e observáveis; elimina-se qualquer subjetividade.3) Métodos: manuais, livros didáticos, recursos, técnicas. Procedimentos e técnicas elaborados por especialistas para garantia da transmissão/recepção de informações objetivas.4) Relacionamento professor-aluno: comunicação técnica sem relações afetivas e pessoais.5) Pressupostos de aprendizagem: condicionamento: estímulos-respostas. Componentes da aprendizagem: motivação, retenção, transferência.6) Manifestações na prática escolar brasileira: sem índices seguros da sua assimilação por professores na prática e nem no ideário. Aos moldes da LDB 5692/71Pergunta 10
É interesse da área da Didática tudo o que o aluno aprende na relação com o professor e com o grupo-classe, assim como o processo de aprendizagem através do qual isso ocorre.
Dessa forma, é correto afirmar que em relação à Didática:I. O processo de aprendizagem se desenvolve em três dimensões: humana, político-social e técnica.II. Por aprendizagem entendemos o desenvolvimento da pessoa como um todo.III. O aluno está em contínua evolução, fazendo parte da história de seu povo e nação.IV. O processo de aprendizagem não se realiza através do relacionamento interpessoal na escola.V. O clima afetivo na sala de aula nunca é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do aluno.
Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: a.
Estão corretas I, II e III somente.Respostas: a.
Estão corretas I, II e III somente.b.
Estão corretas I e III somente.c.
Estão corretas III, IV e V somente.d.
Estão corretas I, IV e V somente.e.
Estão corretas I e II somente.Feedback da resposta:
as três dimensões citadas anteriormente, humana, político-social e técnica são aquelas em que o processo de aprendizagem se desenvolve
Maravilhoso.
ResponderExcluirÓtimo, obrigada!
ResponderExcluirMaravilhoso! Obrigada!
ResponderExcluirmuito obrigada ♥
ResponderExcluirMuito obrigada!!!!
ResponderExcluirmuito obrigado
ResponderExcluiri
Muito Obrigada !!
ResponderExcluirObrigado muito obrigado
ResponderExcluirnossaaaaaa me ajudou muito. Muito obrigada!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluir