Questionário Unidade I (2017/2) Didática Fundamental - UNIP

  • Pergunta 1



    A escola pode ser descrita como um lugar de encontro e convivência entre educadores e educandos. Das assertivas indicadas a seguir, completa essa fala:

    I. Um grupo que se reúne e trabalha para que ocorram condições favoráveis ao desenvolvimento do aluno em diferentes áreas.
    II. A escola surgiu historicamente como fruto da necessidade de preservar e reproduzir a cultura e os conhecimentos da humanidade.
    III. A escola pública, aberta e igualitária, é uma necessidade para todos, permitindo o acesso ao saber e aos bens culturais da humanidade.
    IV. A escola deve favorecer ao indivíduo perceber-se como parte integrante de um todo social, situando-se em sua realidade histórico-social.

    Tendo em vista o texto anterior, está correta a alternativa:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     I, II, III e IV estão corretas.
    Respostas:
    a. 

     Apenas I, II e IV estão corretas.    
    b. 

     II e IV estão corretas.      
    Corretac. 

     I, II, III e IV estão corretas.
    d. 

     Apenas III e IV estão corretas.    
    e. 

     Apenas II, III e IV estão corretas.


    Feedback da resposta:
     as quatro assertivas complementam perfeitamente a escola e seu papel diante de alunos, professores e sociedade.


  • Pergunta 2



    Conhecer as tendências pedagógicas é muito importante para melhor compreensão da história da educação, desde o início dos tempos, no Brasil.



    A partir dessa afirmação, leia as assertivas e assinale a que identifica corretamente as características da pedagogia tradicional:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
     A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade e os conteúdos de ensino são os conhecimentos e os valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades absolutas indiscutíveis. Na relação professor-aluno predomina a autoridade do professor.
    Respostas:
    a.

     A finalidade da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social e o método de ensino por ela utilizado é o “aprender fazendo”. Para essa tendência, a motivação depende da força de estimulação do problema e das disposições internas e interesses do aluno.
    Corretab.

     A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade e os conteúdos de ensino são os conhecimentos e os valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados aos alunos como verdades absolutas indiscutíveis. Na relação professor-aluno predomina a autoridade do professor.
    c.

     A escola funciona como modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. O material instrucional são manuais, módulos de ensino, dispositivos audiovisuais. O relacionamento professor-aluno são relações estruturadas e objetivas, com papéis bem definidos.
    d.

     A difusão dos conteúdos é a tarefa primordial da escola, não conteúdos abstratos, mas vivos, concretos e, portanto, indissociáveis das realidades sociais. Os métodos de ensino partem de uma relação direta com a experiência do aluno e o trabalho docente relaciona a prática vivida pelo aluno com os conteúdos propostos pelo professor. 
    e.

     A escola está preocupada com a formação de atitudes e o propósito maior é favorecer a pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal. Os métodos usuais de ensino são dispensáveis e o professor deve desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem do aluno.


    Feedback da resposta:
     são características da pedagogia tradicional:
    1) Relacionamento professor-aluno: professor transmite conteúdos em um ambiente “disciplinado”.
    2) Pressupostos de aprendizagem: acredita-se que a criança assimila conteúdos (mecanicamente e sob coação) por abstração. Avaliação como verificação.
    3) Manifestações na prática escolar brasileira: escolas laicas ou religiosas e escolas de elite.
    4) Papel da escola: formar o aluno para um modelo idealizado de homem que nada tem a ver com a vida presente e futura.
    5) Conteúdos de ensino: verdades incontestáveis pelo aluno e “dadas” pelo professor.
    6) Métodos: exposição verbal e/ou demonstração; ênfase nos exercícios, na repetição e na memorização.
  • Pergunta 3



    Em sua obra “Didática – a aula como centro”, Massetto (1997) afirma que a Didática há muito vem estudando e refletindo sobre várias questões importantes, organizando e sistematizando conhecimentos para utilizá-los na prática pedagógica nas escolas.



    Pode(em) ser considerada(s) questão(ões) de estudo da Didática:
    I. Como a criança e o adolescente aprendem.
    II. Como é a atividade do professor em sala de aula.
    III. Como o professor ajuda os alunos a aprender.
    IV. Como estimular a motivação dos alunos.
    V. Como organizar o currículo da escola.



    Indique a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     Todas as alternativas estão corretas.

    Respostas:
    a. 

     I e II estão incorretas.
    b. 

     Somente III está correta.
    c. 

     III e IV estão incorretas.
    d. 

     Somente IV está correta.
    Corretae. 

     Todas as alternativas estão corretas.

    Feedback da resposta:
     a aprendizagem, a ação docente e a organização curricular são questões do estudo da Didática, assim, todas as alternativas complementam o rol de questões que interessam à Didática.


  • Pergunta 4



    Identifique a tendência pedagógica que tem sido empregada com êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de bairro, comunidades:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Libertadora.
    Respostas:
    a. 

     Tecnicista.
    b. 

     Renovada.
    Corretac. 

     Libertadora.
    d. 

     Tradicional.
    e. 

     Crítico-social dos conteúdos.


    Feedback da resposta:
    são características dessa pedagogia:
    1) Papel da escola: preparar o aluno para as suas relações com a natureza e outros homens visando à transformação da sociedade por intermédio de uma educação crítica.
    2) Conteúdos de ensino: com caráter político, proposto por Paulo Freire, os conteúdos são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos pelos “temas geradores”.
    3) Métodos de ensino: diálogo entre educador-educando e vice-versa. Professor é um animador, incentivando a aprendizagem autogerida pelos alunos e participando quando da necessidade de uma informação sistematizada.
    4) Os passos da aprendizagem: a partir da problematização da prática, compreensão do “vivido” para um caminho crítico da realidade. Temas geradores e palavras geradoras. Avaliação das relações e autoavaliação.
    5) Relação professor-aluno: diálogo, relação horizontal, identificação do professor com o grupo. O professor assegura o espaço do aluno para manifestar sua expressão.
    6) Pressupostos de aprendizagem: educação problematizadora, compreensão, reflexão e crítica.
    7) Manifestações na prática escolar: movimentos populares e sindicatos. Alfabetização de Jovens e Adultos, mas também em outros níveis.
  • Pergunta 5



    Identifique, entre as afirmativas apresentadas, aquela que, relacionada à Didática, à escola, aos processos de ensinar e aprender e à educação, conforme estudado na disciplina Didática Fundamental, esteja incorreta.
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Ensinar e aprender são facetas de processos completamente diferentes, que não se ligam ou combinam. 
    Respostas:
    a. 

     O ensino não é só transmissão de informações, mas também o meio de organizar a atividade dos alunos.
    b. 

     O objeto de estudo da Didática é o processo de ensino, campo principal da educação escolar.
    Corretac. 

     Ensinar e aprender são facetas de processos completamente diferentes, que não se ligam ou combinam. 
    d.

     O ensino somente é bem-sucedido quando os objetivos do professor coincidem com os objetivos de estudo do aluno e é praticado tendo em vista o desenvolvimento das suas forças intelectuais.
    e. 

     Técnicas, recursos ou meios de ensino são colocados à disposição do professor para o enriquecimento do processo de ensino.


    Feedback da resposta:
     ensinar e aprender não são processos distintos, pelo contrário. Ensina-se visando à aprendizagem do outro e vice-versa.
  • Pergunta 6



    Na escola X, os professores se reúnem sempre às sextas-feiras à tarde para planejar as atividades da semana seguinte. A professora Alba, sobre determinado tema, propôs que cada professor, todos na faixa etária de 40 anos de idade, trouxessem pelo menos duas fotos suas, quando crianças, junto às suas famílias e as mostrassem aos alunos.
    O objetivo era observar as diferenças entre a família do professor da turma e a dos próprios alunos. Propôs analisar a foto a partir dos seguintes aspectos: quantidade de pessoas/familiares (irmãos/irmãs), tipos de vestuário que a família trajava, como eram os cortes de cabelos/penteados, locais em que a família estava; se possível, tipo de mobiliário, cores, formas etc; objetos (ex.: telefone, televisão, rádio).
    Assim, os professores fizeram. Como resultado, obtiveram como respostas que os alunos perceberam, imediatamente, as grandes diferenças entre “aquele tempo” e os dias atuais. Muitos questionaram as diferenças, quiseram saber detalhes de certos objetos e da vida de seus professores quando crianças. Alguns citaram que hoje temos computadores, telefones celulares, TVs coloridas, de plasma/LCD, que os carros são modernos e mais bonitos, mais rápidos etc.
    O aluno Luís disse que seus patins não tem 2 rodas na frente e 2 atrás, como os que viu em uma das fotos, mas 4 rodas todas na mesma direção e ficou impressionado como a professora Glória conseguia patinar.



    Dessa atividade pode-se constatar que a ideia é oriunda de uma concepção de que o conhecimento é construído. As assertivas seguintes se referem a observações a respeito da construção desse tipo de conhecimento, exceto:
    Resposta Selecionada:
    Corretad.
     A construção do conhecimento é exclusivamente de responsabilidade do aluno, ou seja, não há necessidade da intervenção do professor e nem tampouco de outro aluno para que a mesma aconteça.
    Respostas:
    a.

     Existem construções “informais” do nosso ser e que acontecem em todos os lugares, por toda nossa vida e para as quais obtemos inúmeras ajudas.
    b. 

     A escola funciona como “ponte” entre o saber acumulado historicamente e o saber de cada um dos seus alunos.
    c.

     O que se faz na escola (ou se deveria fazer) é um processo de conciliação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conteúdos que configuram o currículo escolar.
    Corretad.

     A construção do conhecimento é exclusivamente de responsabilidade do aluno, ou seja, não há necessidade da intervenção do professor e nem tampouco de outro aluno para que a mesma aconteça.
    e.

     Os conhecimentos prévios dos alunos constroem-se tanto na vida extraescolar quanto na própria escola, em situações distintas daquela em que é apresentada uma nova informação.


    Feedback da resposta:
    a experiência do professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos. É necessário considerar os conhecimentos prévios trazidos por eles, contudo, o professor é o responsável por administrar, dirigir e organizar as aprendizagens.


  • Pergunta 7



    O processo didático está centrado na relação fundamental entre o ensino e a aprendizagem. Tal processo está orientado para a confrontação ativa do aluno com a matéria sob a mediação do professor, alguém mais experiente.
    Pode-se identificar entre seus elementos constitutivos, a partir da ação docente (indique a alternativa correta):
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     O conteúdo das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender.
    Respostas:
    a. 

     O conteúdo das matérias, as atividades dirigidas e os processos avaliativos.
    b. 

     Os processos emocionais envolvidos, as técnicas e os recursos.
    Corretac. 

     O conteúdo das matérias, a ação de ensinar e a ação de aprender.
    d. 

     Os recursos envolvidos, técnicas de ensino e avaliação.
    e. 

     A ação de ensinar, os processos de aprendizagem e as características sociais.


    Feedback da resposta:
    o docente deve considerar, em sua ação, os conteúdos, as metodologias e o incentivo à aprendizagem do estudante.
  • Pergunta 8



    Para que serve a escola? O que é a escola? Ao pensar sobre essas questões, costuma-se utilizar como critério a relação entre escola e sociedade que pode ser entendida, de acordo com os especialistas, sob uma perspectiva crítica em que a escola:
    I- É uma instituição que está inserida dentro de uma realidade em que sofre e exerce a influência.
    II- É o local onde se reproduzem os interesses, os valores, a cultura, a ideologia, não tendo o poder de influência sobre esses elementos na sociedade.
    III- Deve estar comprometida politicamente e preparar o educando para o exercício da cidadania.
    IV- Serve para socializar conteúdos e habilidades necessárias à participação social, preparando pessoas capazes de se situar no mundo atual e nele intervir.



    Com relação às afirmações a respeito da função social da escola:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     Apenas I, III e IV estão corretas.
    Respostas:
    a. 

     Apenas I e II estão corretas.
    Corretab. 

     Apenas I, III e IV estão corretas.
    c. 

     Apenas III e IV estão corretas.
    d. 

     Apenas II e IV estão corretas.
    e. 

     Apenas II, III e IV estão corretas.


    Feedback da resposta:
     a instituição escolar está inserida dentro de uma realidade em que sofre e exerce a influência; deve estar comprometida politicamente e preparar o educando para o exercício da cidadania. Serve para socializar conteúdos e habilidades necessárias à participação social, preparando pessoas capazes de se situar no mundo atual e nele intervir.
  • Pergunta 9



    Podemos afirmar que o papel da escola na tendência tecnicista é:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     Modelar o comportamento humano, ajustando-o às necessidades produtivas e de eficiência do mercado.
    Respostas:
    a. 

     Preparar intelectual e moralmente os alunos para assumirem sua posição na sociedade.
    b.

     Adequar as necessidades individuais ao meio social e, para isso, a escola deve organizar-se de forma a retratar o máximo possível a realidade dos educandos.
    c. 

     Formar atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas sicológicos do que com os pedagógicos e sociais.
    Corretad. 

     Modelar o comportamento humano, ajustando-o às necessidades produtivas e de eficiência do mercado.
    e. 

     Transformar a personalidade dos alunos em um sentido autogestionário.


    Feedback da resposta:
    a pedagogia tecnicista tem as seguintes características:
    1) Papel da escola: “produzir” indivíduos competentes para o mercado de trabalho através de informações precisas, objetivas e rápidas.
    2) Conteúdos de ensino: objetivos, mensuráveis e observáveis; elimina-se qualquer subjetividade.
    3) Métodos: manuais, livros didáticos, recursos, técnicas. Procedimentos e técnicas elaborados por especialistas para garantia da transmissão/recepção de informações objetivas.
    4) Relacionamento professor-aluno: comunicação técnica sem relações afetivas e pessoais.
    5) Pressupostos de aprendizagem: condicionamento: estímulos-respostas. Componentes da aprendizagem: motivação, retenção, transferência.
    6) Manifestações na prática escolar brasileira: sem índices seguros da sua assimilação por professores na prática e nem no ideário. Aos moldes da LDB 5692/71
  • Pergunta 10



    É interesse da área da Didática tudo o que o aluno aprende na relação com o professor e com o grupo-classe, assim como o processo de aprendizagem através do qual isso ocorre.



    Dessa forma, é correto afirmar que em relação à Didática:
    I. O processo de aprendizagem se desenvolve em três dimensões: humana, político-social e técnica.
    II. Por aprendizagem entendemos o desenvolvimento da pessoa como um todo.
    III. O aluno está em contínua evolução, fazendo parte da história de seu povo e nação.
    IV. O processo de aprendizagem não se realiza através do relacionamento interpessoal na escola.
    V. O clima afetivo na sala de aula nunca é responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do aluno.



    Assinale a alternativa correta:  
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     Estão corretas I, II e III somente.
    Respostas:
    Corretaa. 

     Estão corretas I, II e III somente.
    b. 

     Estão corretas I e III somente.
    c. 

     Estão corretas III, IV e V somente.
    d. 

     Estão corretas I, IV e V somente.
    e. 

     Estão corretas I e II somente.
    Feedback da resposta:



     as três dimensões citadas anteriormente, humana, político-social e técnica são aquelas em que o processo de aprendizagem se desenvolve

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade II (2017/2) Língua Brasileira de Sinais - Libras - UNIP

Questionário Unidade I (2017/2) Língua Brasileira de Sinais - Libras - UNIP