Questionário Unidade II (2017/2) - Estudos Disciplinares III
Pergunta 1
Resposta Selecionada: d.
III.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Resposta: DComentário: o texto começa com a tese e, depois, os argumentos. A última frase do texto, correspondente à afirmativa III, fecha o texto, concluindo-o.Pergunta 2
Acerca do parágrafo conclusivo, considere as afirmativas a seguir.- A ideia inicial precisa ser retomada na conclusão: a tese do autor. A retomada dessa ideia é importante, para que não se tenha dúvida quanto ao ponto de vista que foi desenvolvido. Repete-se o que foi dito na introdução, mas com outra tonalidade, com a ideia de fechamento.
- Não se deve acrescentar novas ideias na conclusão. Utilize o que já foi dito na introdução e no desenvolvimento e finalize com as temáticas já discutidas.
- Mostre soluções viáveis para os aspectos que foram tratados no texto. Pensar em uma proposta, em uma alternativa é um fato importante.
Está correto o que se afirma em:Resposta Selecionada: e.
I, II e III.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Resposta: EComentário: as três afirmativas estão corretas e dizem respeito ao parágrafo conclusivo, que pode ser a retomada do tema, a apresentação de uma proposta de intervenção ou a reafirmação da tese.Pergunta 3
Analise as proposições abaixo.- A tese representa o ponto de vista a ser defendido, com base nas informações (fatos) disponíveis sobre o caso concreto e nos limites permitidos pela norma.
PORQUEII. Ela corresponde às razões e aos motivos utilizados para convencer/persuadir o leitor/ouvinte acerca de um dado ponto de vista.Resposta Selecionada: c.
A proposição I é verdadeira e a II é falsa.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Resposta: CComentário: a proposição I é verdadeira, pois, de fato, a tese corresponde ao ponto de vista assumido pelo sujeito. A proposição II é falsa, pois diz respeito aos argumentos, não à tese.Pergunta 4
Leia o parágrafo abaixo e responda ao que se pede.De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de videocassete. É esse o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil.Resposta Selecionada: a.
É um parágrafo introdutório e apresenta uma oposição.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: AComentário: o parágrafo apresentado é uma introdução. Tem como característica a oposição: má remuneração a professores e gastos excessivos com bens materiais.Pergunta 5
Leia o texto abaixo.Gravidez precoce“A gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil e em outros países. No Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Essas meninas que não são mais crianças, nem adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães. Os papéis de criança que brinca de boneca e de mãe na vida real confundem-se e na hora do parto é onde tudo acontece. A fantasia deixa de existir para dar lugar à realidade. É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição.As adolescentes grávidas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez. Essas transformações corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante a aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais.”(Texto utilizado como atividade em sala de aula do Ensino Médio).Resposta Selecionada: d.
O movimento apresentado no texto é Tese porque Argumento.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Resposta: DComentário: o texto começa com a tese “A gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil e em outros países”. Na sequência, apresenta argumentos que legitimam a tese. O movimento, portanto, é T→pq→A.Pergunta 6
Leia o texto abaixo. No primeiro parágrafo, os parênteses indicam a supressão de um trecho.Qual é a primeira coisa que você faz quando entra na Internet? Checa seu e-mail, dá uma olhadinha no Twitter, confere as atualizações dos seus contatos no Orkut ou no Facebook? Há diversos estudos comprovando que interagir com outras pessoas, principalmente com amigos, é o que mais fazemos na Internet. Só o Facebook já tem mais de 500 milhões de usuários, que, juntos, passam 700 bilhões de minutos por mês conectados ao site — que chegou a superar o Google em número de acessos diários. (...) e está transformando nossas relações: tornou muito mais fácil manter contato com os amigos e conhecer gente nova. Mas será que as amizades online não fazem com que as pessoas acabem se isolando e tenham menos amigos offline, “de verdade”?Essa tese, geralmente citada nos debates sobre o assunto, foi criada em 1995, pelo sociólogo americano Robert Putnam. E provavelmente está errada. Uma pesquisa feita pela Universidade de Toronto constatou que a Internet faz você ter mais amigos — dentro e fora da rede. Durante a década passada, período de surgimento e ascensão dos sites de rede social, o número médio de amizades das pessoas cresceu. E os chamados heavy users, que passam mais tempo na Internet, foram os que ganharam mais amigos no mundo real — 38% mais. Já quem não usava a Internet ampliou suas amizades em apenas 4,6%.Como a Internet está mudando a amizade. Superinteressante, n. 288, 2011 (com adaptações).Assinale a opção que contém uma frase que completa coerentemente o período em que o trecho omitido estava inserido.Resposta Selecionada: a.
A internet é a ferramenta mais poderosa já inventada no que diz respeito à amizade.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: AComentário: o trecho que completa coerentemente o texto é o que está na alternativa A, que estabelece uma relação entre internet e amizade.Pergunta 7
Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta.- Narrar
- Argumentar
- Expor
- Descrever
( ) Ato próprio de textos em que há a apresentação de ideias sobre determinado assunto, assim como explicações, avaliações e reflexões. Faz-se uso de linguagem clara, objetiva e impessoal.( ) Ato próprio de textos em que se conta um fato, fictício ou não, acontecido em um determinado espaço e tempo, envolvendo personagens e ações. A temporalidade é fator importante nesse tipo de texto.( ) Ato próprio de textos em que retrata, de forma objetiva ou subjetiva, um lugar, uma pessoa, um objeto etc., com abundância do uso de adjetivos. Não há relação de temporalidade.( ) Ato próprio de textos em que há posicionamentos e exposição de ideias, cuja preocupação é a defesa de um ponto de vista. Sua estrutura básica é: apresentação de ideia principal, argumentos e conclusão.Resposta Selecionada: d.
3, 1, 4 e 2.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Resposta: DComentário: a primeira conceituação diz respeito ao tipo textual exposição; a segunda, narração; a terceira, descrição; a quarta conceituação, por fim, diz respeito ao tipo textual argumentação. A ordem, portanto, é 3, 1, 4 e 2.Pergunta 8
Preencha os parênteses com os números correspondentes; em seguida, assinale a alternativa que indica a correspondência correta das partes do texto argumentativo.- Introdução
( ) É a parte do texto em que retomamos a tese central, agora já respaldada pelos argumentos desenvolvidos no texto.- Desenvolvimento
( ) É a parte do texto argumentativo em que apresentamos o assunto de que trataremos e a tese a ser desenvolvida a respeito desse assunto.- Conclusão
( ) É a argumentação propriamente dita, correspondendo aos desdobramentos da tese apresentada. Esse é o coração do texto, por isso, comumente se desdobra em mais de um parágrafo.Resposta Selecionada: c.
3, 1 e 2.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Resposta: CComentário: a primeira conceituação diz respeito à conclusão; a segunda, introdução; a terceira conceituação, por fim, diz respeito ao desenvolvimento. A ordem, portanto, é 3, 1 e 2.Pergunta 9
Sobre a introdução do texto argumentativo, analise as afirmativas a seguir.- Constitui o primeiro parágrafo do texto.
- É composta pela apresentação do tema.
- Desenvolve os argumentos.
Está correto o que se afirma apenas em:Resposta Selecionada: b.
I e II.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: BComentário: a introdução é o primeiro parágrafo do texto. Nela, há a apresentação da tese. Os argumentos são desenvolvimentos nos parágrafos posteriores.Pergunta 10
Sobre o texto argumentativo, é correto afirmar que:I. Tem por objetivo expressar um determinado ponto de vista em relação a um determinado assunto, seja de base polêmica, social ou filosófica.II. Busca convencer/persuadir o leitor de que esse ponto de vista está correto.III. Tem um papel social importante, pois o texto argumentativo é um exercício de cidadania. Por meio dele, o indivíduo exerce seu papel de cidadão, questionando valores, reivindicando algo, expondo pontos de vista etc.Está correto o que se afirma em:Resposta Selecionada: a.
I, II e III.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Resposta: AComentário: as três afirmativas estão corretas. O texto argumentativo tem por objetivo expressar um ponto de vista em relação a um determinado assunto, almejando o convencimento ou a persuasão. Esse texto desempenha um papel social importante.
Comentários
Postar um comentário